segunda-feira, 2 de abril de 2018

A VOLTA DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA.












A VOLTA DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL É NECESSÁRIA E URGENTE

Maurício Oliveira – Assessor econômico

A COBAP lutou bravamente contra o fim do Ministério da Previdência Social por reconhecê-lo como o órgão que, historicamente, funcionou como um gestor público da maior política social do país.

Trabalhava inclusive para melhorar sua eficiência. Entretanto o (des) governo Temer, numa medida absolutamente maléfica, acabou com o Ministério da Previdência e o transformou em “puxadinho” do Ministério da Fazenda.
 O desmonte da Previdência Social é um processo político que vinha acontecendo há tempos através de diversas reformas que sempre visavam redução de direitos sociais, redução dos valores das aposentadorias e também adiamento nas concessões das aposentadorias pagas pelo INSS. A Previdência Social sempre foi um foco preferencial para ser desmontada de acordo com os interesses dos defensores da privatização da Previdência Social.
 O 1º passo do desmonte do Ministério da Previdência foi com suas receitas que passaram a ser arrecadadas e administradas pelo Ministério da Fazenda. Com isso, as receitas de todas as contribuições previdenciárias saíram da alçada do Ministério da Previdência Social para o controle político direto do Ministério da Fazenda.
 O 2º passo desse desmonte foi a extinção do próprio Ministério da Previdência Social. Com isso, todo o sistema previdenciário (urbano e rural) ficou totalmente controlado pelo Ministério da Fazenda. Para lá também foram os pagamentos de todas as aposentadorias e pensões.
 As justificativas para esse desmontem são mentirosas. É sempre o velho e falacioso discurso de que a Previdência é deficitária, de que a previdência tem um rombo financeiro incontrolável, enfim que a Previdência não se sustenta.
 A COBAP continua mobilizada e lutando pela volta do Ministério da Previdência Social. É preciso aproveitar também o ano eleitoral em todo o país para divulgar essa bandeira de luta.
Por Livia Rospantini

Nenhum comentário:

Postar um comentário