quinta-feira, 31 de julho de 2014

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR????



PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ESTÁ EM CRISE E SEU PATRIMÔNIO EM RISCO
 
Falam mal da Previdência Social pública e universal e falam bem da Previdência complementar. Mas a realidade é outra.
 
O sistema de previdência complementar está em estado de alerta. O retorno sobre os investimentos dos 321 fundos de pensão existentes no país foi de apenas 2,02% em 2013. Esse resultado não garante os benefícios esperados por 3,1 milhões de participantes dos fundos. O mínimo de rentabilidade exigido por lei é de 11,63% ao ano.
 
E as perdas se avolumam. No ano passado, o déficit acumulado do segmento chegou a R$ 22 bilhões. E no primeiro trimestre de 2014 o rombo já atingiu R$ 28,7 bilhões.
 
As aplicações do dinheiro dos fundos de pensão se concentram excessivamente em fundos de investimento (64,9%) e em ações de empresas em bolsas de valores (12,1%). Essas aplicações sofrem os impactos da conjuntura econômica de inflação alta, juros altos e crise de confiabilidade empresarial que se instalaram no país.
 
A verdade é que os fundos de pensão sofrem forte ingerência política em sua gestão e seus recursos são muitas vezes utilizados para interesses particulares de grupos e não dos beneficiários participantes.
Aposentados 30/7/2014 10:59:51 » Por Maurício Oliveira – Assessor econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário