segunda-feira, 10 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS APOSENTADOS.


A IMPORTÂNCIA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS


Por Livia Rospantini
Os aposentados são os maiores injustiçados pelo governo federal. Além de já terem contribuído com seu suor durante décadas para a riqueza do país, continuam sendo os maiores responsáveis pelo desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros. Entretanto, o governo achata seus proventos e gera grandes perdas salariais, pois não concede aumento real.
Os números são claros: em 3.996 municípios brasileiros, o pagamento de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ultrapassou os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso representa 71,8% do total de cidades. Mensalmente, são mais de 31 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país. Isso significa que as aposentadorias e pensões são mais importantes do que os repasses dos recursos federais aos municípios brasileiros. Portanto elas movimentam as economias municipais.
O dinheiro das aposentadorias e pensões vai diretamente para o consumo, uma vez que na maioria dos casos são famílias de baixa renda. O pagamento dos benefícios previdenciários é essencial para manter a segurança social de milhões de famílias e redistribuir a renda no país. Essas aposentadorias e pensões retiram, todos os anos, milhões de brasileiros da situação de pobreza. Quanto menor e mais pobre for o município, mais importante é o repasse do INSS. Esses benefícios geram renda e, consequentemente, consumo, além de ajudarem na geração de impostos e de empregos.


Maurício Oliveira – Assessor econômico

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário